CAP 3.2

Rua Aquidabã 1037 Rio de Janeiro - RJ Lins de vasconcelos | CEP: 20720-295| Telefone: (21) 2088-1009
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

  • Coordenadora - Jeanne Carvalho Aveiro
  • COMO CHEGAR FALE CONOSCO

    Serviços e Metas

    Acolhimento

    Orientações sobre o nosso atendimento.

    Saiba Mais

    Quem Somos

    Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

    Saiba Mais

    Multimídia

    Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

    Saiba Mais

    Nossa Equipe

    Nossos profissionais e território de atuação

    Saiba Mais

    Postagens Recentes

    sexta-feira, 30 de setembro de 2011

    Ação nos Bairros

    Ação nos Bairros

    segunda-feira, 26 de setembro de 2011

    CAP 3.2 partcipa mostra de ações em saúde na XI Conferência Municipal de Saúde

    CAP 3.2 partcipa mostra de ações em saúde na XI Conferência Municipal de Saúde

    A XI Conferência Municipal de Saúde aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de setembro no Colégio Pedro II - São Cristóvão e as Coordenadorias de Saúde de todas as Áreas Programáticas puderam mostrar ações nas linhas de cuidado na Atenção Primária através de exposição no saguão. A CAP 3.2 mostrou através de uma "estátua viva" o compromisso com o incentivo ao Aleitamento materno e a Saúde da Mulher.


    sexta-feira, 16 de setembro de 2011

    Você tem uma idéia ou sugestão para o Logo da CAP 3.2? Esta é a minha sugestão!!! PARTICIPE!

    Você tem uma idéia ou sugestão para o Logo da CAP 3.2? Esta é a minha sugestão!!! PARTICIPE!

     Esta é a minha sugestão!!! Você tem uma idéia ou sugestão para o Logo da CAP 3.2?Precisamos de um símbolo, uma marca, que visualmente identifique a nossa CAP 3.2. As atividades desenvolvidas pelos profissionais da nossa área  estarão cada vez mais divulgadas através das diferentes tecnologias de comunicação, principalmente a visual.
    Envie para o Otics-Lins sua sugestão!
                                              Cristina Sena
                                             Gerente Otics-Lins
    email: otics.lins@gmail.com
    Twitter: @oticslins
    Facebook: Otics Lins

    Programa Primeira Infância Completa (PIC)

    Programa Primeira Infância Completa (PIC)






    O programa Primeira Infância Completa (PIC) da Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Defesa Civil e Assistência Social, tem como objetivo atender aos sábados crianças (de 3 meses até 3 anos e 11 meses) que ainda não estão matriculadas nas creches da rede municipal.
    O programa teve início como um projeto piloto em 10 creches, uma por Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Aos sábados, as crianças que estavam na lista de espera por uma vaga nas creches são atendidas das 8h às 16h. Dessa forma, os pais ficam com o dia livre e quando vão buscar as crianças recebem, durante uma hora, orientações sobre saúde e educação. Durante o dia, agentes auxiliares de creche, professores e profissionais da área de saúde fazem o atendimento das crianças.

    Nossa área possui 3 creches com o PIC .
    As CFs já atuam neste programa.

    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    SEMINÁRIO DO SERVIÇO SOCIAL DA CAP3.2 PROMOVEU INTEGRAÇÃO ENTRE NASFs, UPAs, HOSPITAIS, CMSs, POLICLÍNICAS E CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO

    SEMINÁRIO DO SERVIÇO SOCIAL DA CAP3.2 PROMOVEU INTEGRAÇÃO ENTRE NASFs, UPAs, HOSPITAIS, CMSs, POLICLÍNICAS E CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO

    O Seminário foi realizado, ontem, 14 de setembro, no auditório do CMS Milton Fontes Magarão, com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pelos Assistentes Sociais desta área. Participaram a gerente do Serviço Social da Saúde-SMAS- Rosangela Pereira, representante do CRAS Sobral Pinto, assistente social da Casa de Saúde N. Sra das Dores e todas as assistentes sociais e estagiários que atuam em todas Unidades de Saúde em atenção primária e hospitalar.



    terça-feira, 13 de setembro de 2011

    II Oficina de Alimentação Saudável na Escola Popular de Saúde Yemanjá

    II Oficina de Alimentação Saudável na Escola Popular de Saúde Yemanjá

                          


    Ontem, 12/09/2011, aconteceu a II Oficina de Alimentação Saudável na Escola Popular de Saúde Yemanjá em Água Santa, realizada pela Educadoras em Saúde da CAP 3.2, Ana Claudia Serpa e Doriléia Pereira. Participaram da atividade 13 crianças, que puderam conhecer, manusear de depois degustar diversas frutas, incentivando o importante hábito de alimenta-se de forma saudável. Ao final, foi servido às crianças uma deliciosa salada de frutas preparada com os ítens da oficina. Desta oficina também participou o Agente Cultural de Saúde, Wanderson Reis.  



                                       

    segunda-feira, 12 de setembro de 2011

    Reunião de promoção da saúde-Aleitamento Materno

    Reunião de promoção da saúde-Aleitamento Materno


    A diretora do Daps da cap 3.2 - Dra. Jeane C.Aveiro realiza, reunião com os gerentes das Clínicas de Saúde da Família e CMS para avaliação da participação na semana do bebe carioca e planejamento das capacitações de incentivo ao aleitamento materno e IUBAM para o 2º semestre de 2011.

    sexta-feira, 9 de setembro de 2011

    ABERTAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PARA A IVJORNADA CIENTÍFICA DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DA SMSDC-RJ

    ABERTAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PARA A IVJORNADA CIENTÍFICA DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DA SMSDC-RJ

    Estagiários Acadêmicos Bolsistas nas modalidades Demais Estágios, Saúde Mental, Saúde Coletiva e Dentescola das  graduações:     Educação Física, Enfermagem, Farmácia. Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, podem se inscrever no período de 01/09/2011 a  15/09/2011, das 9 às 17 horas, no Centro de Estudos da Unidade de Lotação do Acadêmico Bolsista.
    A IV Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC/RJ) objetiva divulgar os trabalhos acadêmicos produzidos a partir de situações vivenciadas durante o estágio em 2011 e estimular o intercâmbio entre os estudantes e os profissionais da área de saúde que atuam nesta Secretaria.
    O Evento será realizado no dia 10 de novembro de 2011, no horário de 8h às 17h, no Auditório da UNIGRANRIO – Campus II, rua da Lapa, 86 – Centro – Rio de Janeiro. 

     

    Submissão de trabalhos:

    Os trabalhos deverão apresentar relatos de pesquisas em andamento e/ou concluídas que analisem e discutam aspectos relacionados à  saúde em nossas unidades; tendo   como   forma de apresentação as  modalidades:
    a)    Apresentação Oral:

     Os inscritos desta modalidade deverão levar no dia do evento duas cópias impressas do trabalho e os slides salvo em Pen-drive para projeção. Para apresentação, o tempo estimado é de 10 a 15 minutos com opção de  mais 05 minutos para considerações dos membros da Banca Avaliadora.

         b) Apresentação em Pôster:
    Os inscritos desta modalidade deverão levar no dia do evento um Pôster de formato vertical com 130 cm de altura por 90 cm de largura, contendo o Titulo, Autor(es),  Orientador(es) , Unidade de Lotação, Instituição de Ensino, Data e Referência Bibliográfica. O Lay out do Pôster ficará a critério do autor.
    Seleção de Trabalhos:
    Os trabalhos apresentados durante essa Jornada serão avaliados por uma comissão acadêmica formada por especialistas ad hoc de diversas áreas.
     Premiação:
    Após a avaliação, os três trabalhos finalistas serão contemplados com publicação no Caderno de Resumo SMSDC-RJ    e no Diário Oficial do Município.

    Oficina de Integração de AVS's com ACS's com vistas à prevenção à Dengue

    Oficina de Integração de AVS's com ACS's com vistas à prevenção à Dengue


      No dia 05/09/2011  aconteceu na Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira, no Jacarezinho, uma oficina de integração com Agentes de Vigilância em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde, em prol da prevenção à Dengue. Participaram desta atividade um total de 36 pessoas. Nesta oficina os participantes puderam trocar experiências sobre suas atuações no trabalho diário visando a importante participação de todos na prevenção ao agravo.

    quinta-feira, 8 de setembro de 2011

    Oficina de territorialização

    Oficina de territorialização








    Em  agosto de 2011, iniciamos as oficinas de territorialização itinerantes. Essas oficinas são coordenadas pela Dra. Dayse Peres, assessora da Cap 3.2, e tem como objetivo capacitar todos os profissionais das CSF na construção de sua área de abrangência, desta vez as microáreas. 

    A oficina explica o método através da utilização do programa gratuito Google Earth®, dentro da lógica dos setores censitários do IBGE, que permitem o levantamento de dados demográficos e sócio-econômicos do território para o planejamento, monitoramento e aperfeiçoamento dos processos de trabalho.

    Datas das oficinas:

    22/8 – Anthídio Dias da Silveira
    24/8 – Isabel dos Santos
    25/8 – Anna Nery
    01/9 – Emygdio Alves Costa Filho
    09/9 – Prof. Antenor Nascentes
    22/9 – Cabo Edney Canazaro de Oliveira
    29/9 – Tia Alice

    terça-feira, 6 de setembro de 2011

    Inscrições abertas para envio de trabalhos: III Encontro de Sabores e Saberes - UFRJ

    Inscrições abertas para envio de trabalhos: III Encontro de Sabores e Saberes - UFRJ

    O III Encontro de Sabores e Saberes, fará parte da programação da Semana Nacional de Ciência
    e Tecnologia na UFRJ nos dias 19 e 20 de outubro.  A inscrição de trabalhos é até o dia  15 de setembro. Além da programação científica e cultural, será realizada sessão de exposição e apresentação de trabalhos sob a forma de poster.
                      Normas para Inscrição de Trabalhos Científicos
    III Encontro de Sabores e Saberes
      19 e 20 de outubro de 2011

    1. NORMAS DE ENVIO:
    a) Os trabalhos científicos deverão ser resultantes de atividades de pesquisa ou extensão.
    b) Os resumos deverão ser enviados a partir de 31 de agosto até a data limite de 15 de setembro de 2011 pelo e-mail trabalhossaboresesaberes2011@nutricao.ufrj.br . Os resultados da avaliação serão divulgados até o dia 05 de outubro de 2011.
    c) Os trabalhos serão apresentados na modalidade pôster nos dias 19 e 20 de outubro de 2011.

    2. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO:
    a) Nos resumos deverão constar as seguintes informações: Título (em letras maiúsculas), Autores (nomes completos por extenso, em maiúsculas e minúsculas, destacando com sublinhado o nome do apresentador do trabalho), Instituição, Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados, Conclusões, e-mail para contato com o apresentador.

    b) Os trabalhos deverão estar inseridos em um dos seguintes temas: relacionados ao tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos) ou ao tema central do evento (Biodiversidade e Alimentação), conforme as seguintes abordagens
    ·         Ciência e Tecnologia de Alimentos;
    ·         Agroecologia;
    ·         Produção de alimentos e desenvolvimento local;
    ·         Alimentação, educação e cultura;
    ·         Segurança alimentar e nutricional;
    ·         Inovação e responsabilidade social.

    c) Os resumos deverão ter no mínimo, 300 e, no máximo, 450 palavras, contando os espaços – fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;

    3. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:
    a) Os trabalhos serão apresentados na modalidade pôster , conforme instruções no item D;
    b) O envio do resumo representa o compromisso de, pelo menos, um dos autores em apresentar o trabalho.
    c) A Comissão Científica do evento fará a confirmação da aceitação para apresentação do trabalho via e-mail.
    d) Os pôsteres deverão ter tamanho máximo de 90cm (largura) por 120cm (altura), e deverão conter os seguintes tópicos de identificação: Título, Autores, Instituição. O trabalho propriamente dito deverá ser composto por introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Podem também ser incluídos gráficos e fotos; Apoio/Parcerias.
    e) Os pôsteres serão visitados pela comissão avaliadora, em horário a ser divulgado, sendo exigida a presença dos autores/apresentadores.
    f) Todos os trabalhos aprovados receberão certificados.

    segunda-feira, 5 de setembro de 2011

    ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

    ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

     Abertura de edital para inscrições no EaD em Saúde da Família, realizado pela UFPel, em parceria com o Ministérioda Saúde. O curso está voltado para profissionais da atenção básica (médicos, enfermeiros e odontólogos), com duração de 14 meses, gratuito,totalmente on line, sendo presencial somente a apresentação do TCC ao finaldo transcurso deste tempo.
    Abaixo, link de acesso ao nosso portal, onde estão postadas todas asinformações (edital, ficha de inscrição, vídeo do projeto pedagógico, aula inaugural com Ministro Alexandre Padilha, adicionais):

    http://www.unasus-ufpel.net

    Residência em Saúde da Família: inscrições abertas

    Residência em Saúde da Família: inscrições abertas

    Um dos cursos mais procurados da ENSP, o de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, está com inscrições abertas até 13/10. São 21 vagas destinadas a enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. O curso, com duração de dois anos, está em sua oitava edição e tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e atributos das equipes multiprofissionais de saúde de nível superior. Os profissionais selecionados deverão atuar em cuidado, supervisão e gestão junto às equipes de saúde da família nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde e também nos processos de educação e formação em saúde, visando melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas de forma individual, de suas famílias e da comunidade. Coordenado pela pesquisadora Maria Alice Pessanha de Carvalho (DCS/ENSP), o programa abrange atividades teóricas e teórico-práticas, além de atividades práticas de formação em serviço. A formação em serviço, que representa 80% do curso, será feita sob a supervisão de preceptores e desenvolvida junto às equipes de saúde da família da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Com carga total de 20% das atividades, os processos teóricos e teórico-práticos serão desenvolvidos principalmente nas dependências da ENSP, sendo acompanhados por docentes e pesquisadores. De acordo com a coordenação do curso, essas atividades são estruturadas para possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas, exposições e outras formas de ensino. Ainda segundo Maria Alice, a residência multiprofissional em Saúde da Família vem trabalhando na proposta de maior integração com o curso de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, ligado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola, e da residência médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a fim de fortalecer os respectivos programas. As 21 vagas oferecidas estão divididas da seguinte maneira: cinco para graduados em Enfermagem, cinco para Odontologia, quatro para Psicologia, quatro para Nutrição e três para Serviço Social. A carga horária total do curso é de 5.760 horas, com atividades de segunda a sábado, em horário integral. O início das aulas está previsto para março de 2012. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma Siga. Depois, deverá imprimir, assinar e encaminhar, via postal, para a ENSP junto com os outros documentos detalhados no edital. Os alunos matriculados receberão bolsas de estudo fornecidas pelo Núcleo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde (Nerj/MS). A seleção dos candidatos se dará em duas etapas: na primeira, haverá a prova discursiva de caráter eliminatório. Já na segunda fase, acontecerá a análise de currículo, da carta de intenção e a entrevista de caráter classificatório. A prova está marcada para o dia 6 de novembro. Vale lembrar que não será indicada bibliografia de referência. Os resultados serão divulgados na Plataforma Siga, por número de inscrição, a partir do dia 28/11/2011. A segunda etapa acontecerá entre os dias 5 e 9 de dezembro, e o resultado final será disponibilizado no dia 16 de dezembro de 2011 também na Plataforma Siga.
     (Imagem de capa: A Família - Tarsila do Amaral)
    Qualquer dúvida acesse o portal Plataforma SIGA (http://www.ensp.fiocruz.br/),

    Endereço para envio da documentação/Outras informações
    Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
    Serviço de Gestão Acadêmica - SECA
    Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo
    21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
    Ligação gratuita: 08000-230085
    Tel.: (21) 2598-2558
    Fax: (21) 2598-2557
    E-mail: seca@ensp.fiocruz.br
    Horário de atendimento ao público: 8h às 16h

    Autoridades convocam cariocas para atuar no combate à dengue

    Autoridades convocam cariocas para atuar no combate à dengue















    sexta-feira, 2 de setembro de 2011

    4ª caminhada contra a dengue!

    4ª caminhada contra a dengue!

    A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 2, a 4ª Mobilização contra a Dengue pela Cidade do Rio, que eliminou 3.219 focos do Aedes aegypti. Foram identificados, ainda, 5.601 possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. A ação contou com a participação de cerca de 30 mil pessoas, entre voluntários e profissionais de saúde, de 185 unidade municipais de saúde.
     Além da busca de focos de mosquito da dengue, houve trabalho educativo com a população.
    A AP 3.2 registrou também atividades em escolas da rede municipal.
     As caminhadas do Movimento Carioca por uma Cidade mais Saudável, iniciadas em abril, pretendem sensibilizar os cidadãos a olhar a sua própria rua e o entorno de sua residência como um espaço coletivo que precisa ser cuidado durante o ano inteiro e não apenas no verão, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti. Nas mobilizações anteriores foram eliminados mais de 14 mil focos do mosquito transmissor da dengue no município.





     

    A EM Lins de Vasconcelos realizou atividade com alunos e professores sendo o total de 460 participantes assistindo teatro e músicas contra a Dengue. Várias atividades foram desenvolvidas durante a semana, inclusive uma caminhada registrada por fotos de possíveis focos de mosquito! A Trupe da Saúde apresentou de manhã e à tarde aos alunos da EM Lauro Sodré, em Del Castilho, uma teatralização sobre a prevenção de criadouros do mosquito Aedes Aegypt,


    Infográfico

    25 UNIDADES DE SAÚDE
    Na Aréa da 3.2
    3 CAPS / 1 CAPSi
    Centro de Atenção Psicossocial.
    444.961 Usuários
    Beneficiados pela Aréa Programática 3.2

    Conheça a cap 3.2

    Protocolo
    R H
    Recursos Humanos
    Dil
    Divisão de Infraestrutura e Logística
    Dica
    Divisão de Informação Controle e Avaliação
    Daps
    Divisão de Programas em Saúde
    Ouvidoria
    Dvs
    Divisão Vigilância em Saúde
    C E
    Centro de Estudos

    Contato

    Fale Conosco

    Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

    Endereço

    R. Aquidabã, 1037 - Meier Rio de Janeiro - RJ 20720-295

    Funcionamento

    De Segunda a Sexta das 08h às 17h

    Telefones

    (21) 2088-1009

    Tecnologia do Blogger.