CAP 3.2

Rua Aquidabã 1037 Rio de Janeiro - RJ Lins de vasconcelos | CEP: 20720-295| Telefone: (21) 2088-1009
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

  • Coordenadora - Jeanne Carvalho Aveiro
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    quinta-feira, 26 de abril de 2012

    Fórum de Saúde Mental

    Fórum de Saúde Mental

    A CAP 3.2 realiza mensalmente um fórum de integração entre parceiros institucionais de fortalecimento de uma rede de atenção à saúde mental. Hoje a assessora da 3ª CAS, a assistente social, Amanda Cesar foi a convidada.

    segunda-feira, 16 de abril de 2012

    Caminhada contra à Dengue na LBV

    Caminhada contra à Dengue na LBV

    No dia da 11ª Caminhada contra à Dengue, além das tradicionais atividades mobilização pelas ruas, houve também uma série de ações educativas em diversas instituições, uma delas foi a Legião da Boa Vontade em Del Castilho, onde duas Educadoras em Saúde da CAP 3.2 (Vanderléia e Rosilda) estiveram demonstrando às crianças, as fases de desenvolvimento do mosquito da Dengue, e as medidas preventivas para se evitar a proliferação deste vetor. Houve grande interesse por parte das crianças em conhecer de perto as fases do mosquito. 




    terça-feira, 10 de abril de 2012

    Secretaria de Saúde promove a 11ª mobilização contra a dengue na cidade dia 13 de Abril

    Secretaria de Saúde promove a 11ª mobilização contra a dengue na cidade dia 13 de Abril

    Nesta sexta-feira, dia 13 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove a 11ª Caminhada contra a Dengue pela cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é incentivar a população e instituições a ficarem atentos para possíveis focos do Aedes aegypti dentro da sua rotina.

    A população está convidada a participar da ação, que começa às 8h. Grupos de agentes de vigilância em saúde e voluntários saem de todas as unidades municipais de saúde. Durante a atividade, os profissionais ensinam a identificar possíveis focos do mosquito transmissor da doença e a eliminá-los.

    Na 10ª mobilização, realizada no dia 2 de março de 2012, cerca de 210 mil pessoas, entre profissionais, agentes de saúde e voluntários, participaram da ação, que identificou 9.010 possíveis criadouros e eliminou 6.814 focos do mosquito Aedes aegypti. Desde o inicio do movimento, em abril de 2011, foram eliminados mais de 36 mil focos do mosquito.
    As caminhadas acontecem mensalmente. A mobilização pretende sensibilizar os cidadãos a olhar a sua própria rua e o entorno de sua residência durante o ano inteiro, e não apenas no verão. O objetivo é evitar a proliferação do transmissor da dengue.

    terça-feira, 3 de abril de 2012

    Treinamento Reflexo Vermelho para médicos da Atenção Primária

    Treinamento Reflexo Vermelho para médicos da Atenção Primária



    A gerência de saúde da criança (SMSDC) em parceria com a CAP 3.2 está realizando no auditório do Otics-Lins o treinamento de médicos que atuam na atenção primária sobre o Reflexo Vermelho, exame realizado em crianças no primeiro e no segundo ano de vida e que ajuda a identificar alterações que podem levar a cegueira. A identificação precoce destas alterações possibilita a realização de intervenções que podem prevenir a cegueira em crianças.

    segunda-feira, 2 de abril de 2012

    SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012

    SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012

    SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012

    • Viabilidade financeira da Atenção Primária

    A boa gestão de Atenção Primária deve significar também a sua capacidade de alcançar um equilíbrio entre as necessidades dos cidadãos e os recursos do sistema de saúde, prestando serviços de qualidade. Esta efetividade é essencial para assegurar a viabilidade e a equidade do sistema de saúde a longo prazo, evitando uma escalada insuportável nas despesas com a saúde.

    Nos últimos anos podemos dizer que avançamos historicamente no incremento do orçamento da SMSDC em especial na Atenção Primária junto deste aumento real de orçamento também ganhamos em acesso, qualidade e eficiência.

    Saímos de um orçamento de 288 milhões para um bilhão de reais de 15% do orçamento para 23%, preocupados sempre com a Sustentabilidade deste sistema e na certeza da viabilidade de um SUS universal, apresentamos hoje a todos os funcionários da SUBPAV nossa campanha interna para aumento da eficiência.

    Prevista desde janeiro de 2009 sendo elencada como linha estratégica do ano de 2012 apresentamos a campanha em 28 de janeiro ao grupo de diretores e gerentes das unidades de atenção e contamos com a adesão de todos.

    Como sempre “Você já sabe, vem fazendo, e não custa lembrar!” tem quatro vertentes!

    1.     “Não mude a programação !! Disciplina financeira – aqui tem !” Temos um planejamento orçamentário contratos pactuados e dados claros para as opções de investimento de 2012 devidamente definidas por isto peço apoio de todos os diretores em manter a programação, sei que ficamos tentados e muitas vezes pressionados pela falta de acesso e as necessidades, mas vamos trabalhar pensando no hoje e no amanhã crescendo mas com sustentabilidade e planejamento.

    2.    Foram inúmeras as campanhas e economias feitas cortando gastos ineficientes e transformando estes recursos em investimento na saúde do Carioca por isto todos já sabem mas não custa lembrar da responsabilidade de zelar pelo que é nosso.

    3.    Antes de pensar sobre como captar novos recursos e disputar mais orçamento, verifique se está usando os recursos que já possui da melhor forma possível.

    4.    Divulgue suas ações para aumento da eficiência da sua unidade nos blogs e contribua na estruturação do tema em nossa rede de conhecimento.

    Parabéns a todos que contribuíram para esta elaboração!

    “Não se trata de redução de recursos para a saúde mas sim, converter desperdício em investimento”

    “Face à evidência científica internacional de que a melhor relação custo/benefício se obtém com Centros de Saúde bem organizados e bem geridos, com os recursos humanos bem treinados e motivados, essa aposta é aquela que produz mais eficiência, mais ganhos em saúde e maior satisfação de profissionais e pacientes” Luis Pisco

    Alguns links:





    Conheça também detalhes das linha estratégicas priorizados nos anos anteriores e em andamento.

    EIXO 0 – MUDANÇA ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVA 2009

    • Atenção Primária no assento do condutor

    • Definição participativa da Rede construção dos TEIAS

    • Bases da reforma administrativa e contratualização

    EIXO I – AMPLIAÇÃO DO ACESSO 2010

    • Liderança e autonomia de gestão

    • Melhoria da acessibilidade

    • Avaliação e monitoramento

    • Gestão das TIC

    EIXO II - GOVERNAÇÃO CLÍNICA E GESTÃO CONHECIMENTO 2011

    • Gestão da clínica

    • Gestão do conhecimento e qualificação dos profissionais

    • Inovação e simplificação na prestação dos cuidado

    EIXO III - SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO 2012

    • Acreditação de serviços

    • Viabilidade financeira da Atenção Primária

    • Comunicação com os cidadãos e os profissionais






    Infográfico

    25 UNIDADES DE SAÚDE
    Na Aréa da 3.2
    3 CAPS / 1 CAPSi
    Centro de Atenção Psicossocial.
    444.961 Usuários
    Beneficiados pela Aréa Programática 3.2

    Conheça a cap 3.2

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    Dvs
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    C E
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