quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Roda de Conversa sobre Dengue - CF Emydgio Alves
Mais uma Roda de Conversa sobre Dengue com grupo de Idosos foi realizada pela Equipe de Educação em Saúde, agora na Clínica da Família Emydgio Alves da Costa no bairro de Pilares. Cerca de 26 idosos participaram ativamente da atividade, fazendo bastante perguntas e tirando dúvidas sobre a doença, e as formas de prevenção. Participaram da ação também, a enfermeira Raquel que é a Tutora em Dengue da Unidade, e o Educador Físico Luciano.Treinamento sobre Dengue - Norte Shopping
Aconteceu hoje mais um treinamento sobre Dengue para os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção do Norte Shopping. Este treinamento fez parte da Semana de Proteção a Riscos e Acidentes de Trabalho do shopping, e foi realizado pela Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2. Estiveram presentes cerca de 26 funcionários que receberam informações relevantes sobre as formas de prevenção à Dengue.sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
UNA-SUS lança aplicativo de celular que auxilia no diagnóstico da dengue
A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou no último dia 10 de dezembro, em Porto Alegre, aplicativo para smartphones e tablets que auxilia no diagnóstico e tratamento da dengue.
O aplicativo funciona como uma espécie de calculadora que leva em consideração idade, sexo, peso e os sintomas apresentados pelo paciente. Com ele, médicos poderão fazer a definição automática da conduta a ser adotada de acordo com as características fisiológicas e sintomas de cada um. Com o aplicativo, é possível ainda calcular a reposição de líquidos de maneira customizada e fazer a descrição das características que classificam os pacientes nos grupos de risco da Dengue.
Link para o aplicativo “UNA-SUS Dengue” na Google Play Store - http://migre.me/ckiLp
Fonte: UNA-SUS
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Novo VER-SUS Brasil tem inscrições abertas
Nova temporada de vivências no SUS terá calendário ampliado para mobilizar estudantes de todo o PaísOs estudantes universitários das cinco regiões do País interessados no campo da Saúde e na defesa do SUS podem se inscrever até o dia 30 de janeiro na nova edição do projeto VER-SUS – Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde junto à Associação Brasileira da Rede Unida, o CONASS, o CONASEMS, a UNE, a FIOCRUZ e a UFRGS para qualificar a formação de profissionais de saúde interessados na melhoria do sistema de saúde dos brasileiros.
A inscrição pode ser realizada pelo versus.otics.org. O período das vivências foi ampliado, neste semestre, para se adaptar às férias dos estudantes, conforme o calendário das universidades, em especial das instituições federais afetadas pela greve de 2012. Pode participar do VER-SUS todo e qualquer estudante universitário (de graduação e pós-graduação) interessado no campo da Saúde e na construção e fortalecimento do SUS.
Além de contribuir para a formação em saúde, o VER-SUS também tem se materializado como uma boa oportunidade para gestores e trabalhadores refletirem sobre seus saberes e práticas no cotidiano do trabalho ao receberem os “viventes” (apelido dado aos alunos participantes no projeto). Ao longo dos dez dias em que os participantes visitam a rede de saúde de um determinado território há uma produtiva troca de experiências com os gestores, profissionais, pesquisadores, acadêmicos e usuários.
Os relatórios técnicos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência gerados a partir das vivências revelam o caráter agregador do projeto, capaz de transformar a formação profissional, mobilizar força de trabalho para o SUS e promover a cidadania por meio da Saúde.
As visitas dos alunos ao sistema de saúde contam sempre com a figura de um “facilitador”, responsável por mediar e promover debates sobre assuntos pertinentes e por dar fluxo ao cronograma de trabalho construído coletivamente entre os envolvidos. Além disso, o facilitador age como interlocutor entre a coordenação nacional do projeto, as secretarias e universidades participantes e os estudantes inscritos na vivência. As coordenações locais das iniciativas VER-SUS e os trabalhadores dos sistemas locais também são fundamentais para as Vivências, assim como os demais movimentos sociais.
O VER-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção à Saúde (SAS), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), com o apoio dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (CONASS e CONASEMS), da UNE (União Nacional dos Estudantes), da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de universidades e municípios parceiros na condução de experiências locais e Regionais. Nesta edição, o projeto tem apoio também da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).
Como promover o VER-SUS no seu estado ou região?
Se você é gestor, docente ou estudante preocupado com a radical melhoria da Saúde dos brasileiros, não deixe de levar o VER-SUS para o seu estado ou região para contribuir com a ampliação do debate para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. As secretarias de saúde e instituições de ensino deverão demonstrar interesse em promover o VER-SUS por meio da adesão ao projeto junto ao Ministério da Saúde. No termo de adesão, estará registrado o conjunto de compromissos assumidos entre as partes para viabilizar a vivência. Detalhes sobre o termo de adesão podem ser acessados em versus.otics.org.
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Rodas de Conversa sobre Dengue com Idosos
Mais duas Rodas de Conversa sobre Dengue com os grupos de Idosos foram realizadas pela Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2. A primeira foi na Clínica da Família Herbert de Souza em Tomás Coelho, e a outra, foi na CF Anna Nery, no bairro do Rocha. Ambas tiveram uma ótima participação e presença dos idosos, com cerca de 35 participantes em cada atividade.Trem da Prevenção - 2013
Comunicamos a realização de mais um grande evento de Promoção de Saúde denominado “Trem da Prevenção”, que é uma parceria da SMSDC/ CAP 3.2 com a SUPERVIA e a COMLURB, nas estações de trem pertencentes à A.P 3.2, (a saber: Piedade à São Francisco Xavier), podendo ser estendida a outras estações como: de Deodoro à Central do Brasil.
Durante a circulação do trem pelas estações, contaremos com a atuação de alguns Educadores em Saúde da DAPS/CAP 3.2, juntamente com Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Vigilância em Saúde, e os integrantes da Equipe de Teatro da COMLURB, portando alguns instrumentos musicais, interagindo com o público, cantando músicas e passando informações sobre prevenção à Dengue e DST’s AIDS, e fazendo inclusive a distribuição de preservativos e material informativo. Além disso, teremos na passarela da estação do Engenho de Dentro, em frente aos guichês, a colocação de três tendas para que sejam trabalhados os seguintes agravos: Tabagismo, Hipertensão, DST’s/AIDS e Dengue.
Data do evento: 06/02/2013 (4ª feira)
Horário: 9h às 13h
Trabalhos de Educação em Saúde na Prevenção à Dengue
A Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2 continua intensificando seus trabalhos referentes à prevenção à Dengue, e conta com diversos parceiros nesta luta. Um deles é o Supermercado WAL MART Linha Amarela, que está sempre cedendo um espaço no seu hall de entrada para que os Educadores em Saúde coloquem um estande informativo sobre o agravo, e aborde os clientes para que os mesmos vejam de perto as fase s de vida do mosquito transmissor, e recebam orientações relevantes sobre como evitar à Dengue em suas casas. Outro parceiro importante, é a Farmácia Popular do Méier, da Secretaria Estadual de Saúde, que sempre oferece um espaço para que os Educadores transmitam informações sobre Dengue para seus clientes e funcionários, através de palestras, estandes informativos e treinamentos de formação de Brigadas Antidengue.segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
CURSO SUPERA – Curso a distância sobre abordagem dos usuários de álcool, crack e outras drogas.
SUPERA – Curso a distância sobre abordagem dos usuários de álcool, crack e outras drogas.
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) abre inscrições para 10 mil vagas na 5ª edição do Curso SUPERA - "Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento".
O curso, totalmente gratuito, visa capacitar profissionais das áreas da saúde e assistência social para identificação e abordagem dos usuários de álcool, crack e/ou outras drogas, com a apresentação de diferentes modelos de prevenção e intervenção e encaminhamento.
A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120 horas e tem a duração de três meses. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Os alunos receberão o material didático no endereço residencial e terão acesso às novas tecnologias de EaD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), portal específico do curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações.
O curso é parte integrante do eixo "prevenção" do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.
Inscrições gratuitas:
Tuberculose na agenda dos BRICS
Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) são países emergentes e que possuem características comuns como, por exemplo, o crescimento econômico. Agora, os BRICS países também declararam que a coinfecção tuberculose e HIV são grave problema de saúde pública! A declaração foi feita no último encontro de Ministros de Saúde, dia 11 de janeiro de 2013.
|
MÉDICOS E MUNICÍPIOS AINDA PODEM ADERIR AO PROVAB 2013
O prazo de inscrição para os médicos termina no dia 5 do próximo mês (05.02.2013) e aos municípios no dia 1 º. Até o momento, 2.150 profissionais já se inscreveram.
Médicos interessados em aderir à segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) ainda podem se inscrever.
As adesões seguem até o dia 5 de fevereiro e devem ser efetuadas pela internet, através do endereço eletrônico provab 2013.
O Provab tem como objetivo qualificar os profissionais por meio da atuação em regiões prioritárias.
As adesões seguem até o dia 5 de fevereiro e devem ser efetuadas pela internet, através do endereço eletrônico provab 2013.
O Provab tem como objetivo qualificar os profissionais por meio da atuação em regiões prioritárias.
O programa também prevê curso de especialização em Saúde da Família e bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais.
Até o momento, 2.150 médicos aderiram, sendo que 561 são profissionais residentes no estado do Ceará, 250 na Bahia e 212 na Paraíba.
Até o momento, 2.150 médicos aderiram, sendo que 561 são profissionais residentes no estado do Ceará, 250 na Bahia e 212 na Paraíba.
“Os médicos que aderirem ao programa terão a chance de conhecer a realidade da população moradora no interior do país, fato que, além de contar para a prova de residência, ajuda na formação profissional”, explicou o ministro da Saúde Alexandre Padilha. Segundo o ministro, o valor integral da bolsa vai estimular que mais médicos se interessem pelo programa.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales enfatiza a importância dessa experiência na qualificação profissional do médico. “O principal objetivo do programa é complementar a formação médica com a atuação supervisionada na Atenção Básica de áreas vulneráveis, mais pobres ou no interior do país, e garantir que essa complementação seja valorizada quando o médico for pleitear uma vaga de especialização”, observa.
O curso de especialização tem duração de 12 meses e é composto por aulas teóricas ministradas em metodologia EAD (Ensino à Distância) pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS), e com atividades práticas na Atenção Básica sob supervisão de instituições de ensino superior (IES).
Os profissionais bem avaliados por estas instituições receberão pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica, conforme a resolução 09/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Os profissionais bem avaliados por estas instituições receberão pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica, conforme a resolução 09/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
ÁREAS - Após aderirem ao programa, os profissionais deverão escolher o local onde desejam atuar, no âmbito dos municípios que participarem do programa. O profissional poderá selecionar uma opção em cada um dos seis perfis estabelecidos pelo Ministério da Saúde como áreas prioritárias – capital ou região metropolitana; população maior que 100 mil habitantes; intermediário; população rural e pobreza intermediária; população rural e pobreza elevada; e populações quilombola; indígena e dos assentamentos rurais.
O número de vagas em cada localidade dependerá da demanda informada pela respectiva secretaria de saúde. Já a distribuição dos médicos obedecerá a critérios de preferência nos casos em que o número de profissionais interessados for maior do que a oferta de vagas.
Terão prioridade na alocação, os médicos que se graduaram, obtiveram certificado de conclusão de curso ou revalidaram diploma em instituição de ensino localizada na unidade da federação a qual pertence o município, bem como os nascidos no estado. O segundo critério consiste na data e horário da adesão, e o terceiro, na idade do profissional, tendo preferência a maior.
Após o processo de alocação, o profissional deverá se apresentar no município em que irá atuar. Estão aptos a participar do programa os médicos que não tenham vínculo empregatício com a Atenção Básica e não constem no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde na condição de profissional com vínculo ativo em Unidade Básica de Saúde. O início das atividades dos médicos nos municípios está prevista para o dia 1º de março.
Os médicos participantes terão acesso às ferramentas do Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a orientação dos profissionais da Atenção Básica, por meio teleconsultorias com núcleos especializados, localizados em instituições formadoras e órgãos de gestão.
Outra ferramenta disponível aos profissionais é o Portal Saúde Baseada em Evidências, plataforma que disponibiliza gratuitamente um banco de dados composto por documentos científicos, publicações sistematicamente revisadas e outras ferramentas (como calculadoras médicas e de análise estatística) que auxiliam a tomada de decisão no diagnóstico, tratamento e gestão.
Confira o edital dos profissionais
Confira o edital dos municípios