CAP 3.2

Rua Aquidabã 1037 Rio de Janeiro - RJ Lins de vasconcelos | CEP: 20720-295| Telefone: (21) 2088-1009
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

  • Coordenadora - Jeanne Carvalho Aveiro
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    quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

    1º Ciclo de Debates SUBPAV 2013

    1º Ciclo de Debates SUBPAV 2013


    Aconteceu ontem dia 27/02/2013 o primeiro Ciclo de Debates SUBPAV de 2013. O evento aconteceu na Associação Brasileira de Odontologia - ABO/RJ, no Rio Comprido. E contou com a presença e coordenação do Dr. Daniel Soranz. No Debate  foi apresentado o balanço de 2012 e as novas diretrizes para 2013. O tema desse ciclo de debates foi a "Carteira de serviços e regimento interno". Onde serão realizadas renovações da carteira de serviços e todas as unidades deverão fazer o regimento interno. O Debate contou com os diretores e gerentes das unidades da CAP 3.2.

    Maiores Informações:

    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

    Rodas de Conversa sobre Dengue com Idosos

    Rodas de Conversa sobre Dengue com Idosos

    Mais duas rodas de conversa sobre Dengue com grupos de Idosos, realizadas pela Equipe de Educação em Saúde da Cap 3.2, aconteceram em duas Unidades de Saúde da A.P 3.2. Uma delas foi no CMS Cesar Pernetta, e a outra foi no CMS Rodolpho Rocco. Ambas contaram com uma grande participação dos idosos, que interagiram bastante e fizeram diversas perguntas sobre o tema, para as Educadoras presentes.

    Treinamento de Brigada Antidengue - Shopping do Méier

    Treinamento de Brigada Antidengue - Shopping do Méier

    Foi realizado mais um treinamento para a formação de Brigada Antidengue agora no Shopping do Méier. Participaram deste treinamento todos os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção do local, que mostraram-se bem interessados e comprometidos com o tema. Este foi mais um trabalho realizado pela Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2 em parceria com a Administração do Shopping.

    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

    Videoconferência com o PEP VitaHisCare na Cap3.2

    Videoconferência com o PEP VitaHisCare na Cap3.2

    Foi realizado no dia 21/02/2013, no auditório da OTICS Lins, a videoconferência com a equipe de analistas do PEP VitaHisCare, em Portugal, e membros das equipes técnicas da CAP 3.2 (DICA, DVS, Departamento de Planejamento da SPDM) e CAP 5.3 (Departamento de Planejamento). Abordaram- se os avanços de customização do calendário vacinal, esquema e aprazamento das doses e suas efetivações.



    Oficina de Notificação de Violência

    Oficina de Notificação de Violência

    Acontecendo a Oficina de Notificação de Violência da AP 3.2. O objetivo da oficina foi discutir a importância da notificação de casos de violência e reforçar nossa rede articulada de apoio às pessoas em situação de violência.





    quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

    Reunião dos Multiplicadores da Iniciativa básica amiga da amamentação (IUBAAM)

    Reunião dos Multiplicadores da Iniciativa básica amiga da amamentação (IUBAAM)

    Aconteceu no auditório da Otics Lins a Reunião dos multiplicadores da IUBAAM da CAP 3.2 para avaliação dos treinamentos realizados em 2012; cronograma de cursos para o ano de 2013; avaliação dos treinamentos quanto ao impacto, metodologia, unidades em processo de avaliação para a certificação do IUBAAM.

    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

    Saúde no Torquato! Roda de Conversa sobre Saúde!

    Saúde no Torquato! Roda de Conversa sobre Saúde!


    RODA DE CONVERSA SOBRE TUBERCULOSE

    RODA DE CONVERSA SOBRE TUBERCULOSE

    Desde Outubro/12, o CAPS Torquato Neto vem realizando a atividade “Rodas de Conversa de Saúde”. A proposta é aproximarmos ainda mais, temas de cuidado em Saúde da clientela de Saúde Mental e afinar o cuidado integral no território com os parceiros de outras Unidades.  Com este objetivo, são escolhidos temas previamente planejados a partir do calendário de datas comemorativas de saúde nacionais ou internacionais (ex. Dia de combate à tuberculose), e são convidados profissionais de Saúde da Atenção Básica para rodas de conversa com usuários, familiares e técnicos do CAPS.

     Na primeira Roda, discutimos “O Agente Comunitário em Saúde e seu trabalho”. Contamos com a participação de dois Agentes da Estratégia de Saúde da Família do CMS Ariadne Lopes Menezes e da Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira, que vieram ao CAPS e puderam falar não só de seu trabalho, como também como a Clínica da Família e as equipes presentes nela constroem o acompanhamento e o cuidado em Saúde à população.

    Nossa segunda Roda ocorreu em dezembro, com o tema “Tuberculose”. Contamos com a participação de vários usuários, alguns familiares e profissionais de saúde desta unidade e de clínicas da família próximas. Desta vez, enfermeiras da Clínica da Família Sérgio Nicolau Amin e da Estratégia de Saúde da Família do CMS Ariadne Lopes Menezes, facilitaram a discussão da Roda e informaram também como se dá o Acolhimento nas unidades de Saúde da Família.

    A próxima Roda de Conversa terá o tema “Hanseníase” e acontecerá em 22/02/13. 

    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

    Ciclo de seminários "Inovações em Políticas Públicas sobre envelhecimento" - CEPE

    Ciclo de seminários "Inovações em Políticas Públicas sobre envelhecimento" - CEPE

    O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento tem o objetivo de atender os cidadãos que envelhecem, promover a saúde em seus aspectos físicos, psicológicos e sociais, com perspectiva de melhorar assim não só a sobrevida, mas a qualidade de vida dessas pessoas.
    O envelhecimento populacional é uma realidade mundial, particularmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, os idosos já ultrapassam 10% da população total (15% no Rio de Janeiro). Dados contabilizam que, em 2025, esta população ultrapasse os 20%. Este fenômeno é determinado pela diminuição da natalidade e pelo progressivo aumento da longevidade.
    Com o envelhecimento populacional, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis resulta em comprometimento da independência dos idosos, o que gera enormes custos pessoais, familiares e financeiros.









    Fonte: http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/cepe/

    sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

    4º Fórum Ibérico de Úlceras e Feridas

    4º Fórum Ibérico de Úlceras e Feridas


    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

    2ª reunião do TEIAS (Território Integrado de Atenção à Saúde)

    2ª reunião do TEIAS (Território Integrado de Atenção à Saúde)


    Hoje aconteceu a 2ª reunião do TEIAS (Território Integrado de Atenção à Saúde - redes de serviços de saúde na AP 3.2)

    O objetivo desta  reunião é reunir todos os diretores e gerentes de Unidades da área afim de discutir e aperfeiçoar os fluxos entre as Unidades. Como temas foram abordados o Acolhimento, a Regulação, a Carteira Básica de Serviços, entre outros assuntos.

    Ministério lança portal que reúne dados sobre atendimento a pacientes do SUS

    Ministério lança portal que reúne dados sobre atendimento a pacientes do SUS


    O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (05), o Portal do Cidadão, uma ferramenta que permite ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) acessar informações sobre o atendimento que recebe nas unidades de saúde pública. No site, todo cidadão pode colocar informações sobre internações, cirurgias, atendimentos ambulatoriais de média e alta complexidade. Além disso, também vai ser possível acrescentar dados importantes relacionadas à saúde, como doenças crônicas, medicamentos de uso diário ou alergias.  “Criamos um acesso direto a um portal na internet onde o paciente pode colocar um conjunto de informações sobre a saúde dele. Com o nome do usuário é possível encontrar as informações sobre ele. Mas existem três opções: Pode ser público, pode ser apenas para o médico que a pessoa liberar ou com acesso restrito, onde só o usuário pode ver. Isso é do desejo dele. Mas as informações ficam guardadas com fortes critérios de segurança”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    Os dados são de divulgação restrita aos pacientes, que poderão liberá-los a seu médico de confiança ou permitir que todos os profissionais que o atendam tenham acesso. Ao acessar estas informações, o profissional que tiver autorização do paciente poderá, de qualquer lugar, traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do usuário, que também pode incluir links de laudos e exames já realizados. “As informações podem ficar disponíveis para o médico pelo tempo que o usuário achar necessário. Pode ficar liberado dois meses ou por cinco anos. Lá o médico pode ter acesso a todos os registros e se tiver o e-mail cadastrado no portal ele poderá usar a plataforma para se comunicar com o paciente, como passar resultados de exames, por exemplo. As duas partes interessadas recebem uma informação eletrônica”, detalhou o ministro.

    Para se cadastrar no site o usuário precisa informar apenas o nome e o número do CPF ou do número do Cartão SUS.  “A pessoa que não sabe se tem o cartão do SUS pode checar o número dele no Portal e até imprimir o cartão em casa, em folha A4. Quem não tem o cartão pode fazer o pré-cadastro pelo Portal e depois validá-lo na unidade de saúde mais próxima. E quem já tem o número pode atualizar todos os dados”, lembrou Padilha.

    E-SUS – Outra novidade que o ministro anunciou foi o software público E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB), uma ferramenta gratuita para os municípios brasileiros, capaz de organizar a gestão do funcionamento das unidades básicas. “É um passo importante do processo de informatização do SUS. Agora temos duas ferramentas, uma ferramenta voltada para o cidadão e uma para o gestor da UBS (Unidades Básicas de Saúde), feitas para melhorar o cuidado ao paciente e o conjunto da gestão”, declarou Alexandre Padilha.

    Uma ferramenta para modernizar os serviços públicos de saúde que partir de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina, irá implantar o prontuário eletrônico que, sem precisar de papel, reunirá todo o histórico de atendimento do paciente. A plataforma também oferece soluções para agendamento de consultas e monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada unidade básica de saúde.

    As informações sobre os pacientes ficarão armazenadas nas unidades do município. Apenas os dados gerais, que servem para orientação de políticas públicas de melhoria da qualidade e do acesso ao SUS, constarão na base nacional do Sistema Cartão SUS. “O ministério desenvolveu a tecnologia e ajudou os municípios a economizarem com investimento em tecnologia. A partir de março os municípios já podem baixar a plataforma no site de atenção básica ou instalar por meio de pendrives. Agora a bola tá com os prefeitos!”, explicou o ministro.

    Banda larga – “Fizemos um senso detalhado sobre o acesso a conectividade e batemos na porta de cada unidade básica de saúde. Cerca de 30% delas tem alguma internet”, comentou o ministro Padilha, antes de anunciar que irá custear a conexão com Internet banda larga para as quase 14 mil unidades básicas que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).
    Em busca da ampliação do acesso, da melhoria da qualidade da atenção básica e para aperfeiçoar a capacidade de atendimento, o Ministério da Saúde fechou parceria com o Ministério das Comunicações e depois do carnaval será realizada audiência pública com as operadoras de telefonia para definir o cronograma de implantação do serviço de banda larga. A expectativa é lançar em março o edital para selecionar as empresas que levarão a conexão às unidades. Todos os custos serão pagos pelo Ministério da Saúde.

    Mais ferramentas – Com o auxílio de mapas o portal também vai possibilitar consulta aos estabelecimentos que atendem pelo SUS, como unidades básicas, clínicas e hospitais. O usuário poderá localizar a opção de atendimento mais próxima e identificar pontos para retiradasde medicamentos na lista de farmácias do programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, tanto nas públicas quanto nas redes privadas credenciadas.

    Fonte: http://cosemsrj.org.br/saude_ms_dados_pacientes_sus.html


    Infográfico

    25 UNIDADES DE SAÚDE
    Na Aréa da 3.2
    3 CAPS / 1 CAPSi
    Centro de Atenção Psicossocial.
    444.961 Usuários
    Beneficiados pela Aréa Programática 3.2

    Conheça a cap 3.2

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