CAP 3.2

Rua Aquidabã 1037 Rio de Janeiro - RJ Lins de vasconcelos | CEP: 20720-295| Telefone: (21) 2088-1009
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

  • Coordenadora - Jeanne Carvalho Aveiro
  • COMO CHEGAR FALE CONOSCO

    Serviços e Metas

    Acolhimento

    Orientações sobre o nosso atendimento.

    Saiba Mais

    Quem Somos

    Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

    Saiba Mais

    Multimídia

    Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

    Saiba Mais

    Nossa Equipe

    Nossos profissionais e território de atuação

    Saiba Mais

    Postagens Recentes

    quarta-feira, 27 de março de 2013

    Apresentação e Demonstração do Aplicativo SISRCA Módulo Captação

    Apresentação e Demonstração do Aplicativo SISRCA Módulo Captação



    Realizou-se no dia 26.03.2013, na Sala de Reuniões da CAP 3.2, pela manhã, uma apresentação sobre o novo aplicativo SISRCA Módulo Captação, para os Diretores, Gerentes e profissionais administrativos de toda AP 3.2. Tal sistema deverá ser utilizado por todas as unidades primárias, secundárias e terciárias do SUS e particulares, em um primeiro momento, para validar as produções que já são realizadas por outros aplicativos do DATASUS (GIL, BPA, APAC e RAAS Magnéticos, SISAIH 01 e PEP VitaHisCare). Na parte da tarde, a DICA fez uma demonstração desde a instalação até a importação de dados de algumas unidades, levando-se em consideração a sua complexidade, volume de produção e o tipo de aplicativo utilizado.
    A importância da atualização contínua de dados no CNES Desktop e o cumprimento do calendário de envio das exportações desse sistema à Secretaria Municipal de Saúde, e dessa para o Ministério da Saúde, também foram oportunamente mencionados. Todos os sistemas de informação do Ministério da Saúde dependem fundamentalmente de alguns dados, dentre eles o do CNES Desktop. Informações das unidades e dos níveis de complexidade de seus atendimentos, bem como de profissionais e Equipes de Saúde da Família, estão lá registrados. E o SISRCA Módulo Captação, como não é diferente de nenhum outro sistema do Ministério da Saúde, precisa dessas informações em dia. Não menos importante, a DICA apresentou parte do Relatório de Gestão da CAP 3.2, instrumento de gestão implementado pela SUBPAV, relativo a produção ambulatorial das unidades primárias e de sua importância para a evolução dos atendimentos na gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro. Todos os procedimentos somados no ano de 2012, fizeram com que a CAP 3.2 ocupasse a terceira posição. Nosso desafio para 2013 é atingir a 1ª posição no ranking da produção ambulatorial e para isso contamos com a singular determinação e comprometimento de toda a equipe 3.2.

    segunda-feira, 25 de março de 2013

    Fórum da Mulher

    Fórum da Mulher


    No dia 22 de março , a equipe do DAPS / Núcleo de apoio à casos de violência da CAP3.2, promoveu em comemoração do dia internacional da mulher, o Fórum de violencia contra a mulher. 
    O Fórum contou com dra Jeanne Aveiro, médica do DAPS apresentando os indicadores, fluxos de acolhimento e atendimento de casos de violência contra a mulher na AP3.2, Contamos com a participação da dra Cristiane Carvalho , delegada da 24ª Delegacia de polícia , que repassou importantes informações e experiencias com foco na Lei Maria da Penha, enquanto dra Paula Land, psicóloga do ,HMatCD, nossa unidade de referencia para atendimento especializado em casos de violencia sexual em mulheres, falou sobre acolhimento às mulheres em situação de violência.
    As apresentações provocaram importantes discussões com a platéia , constituidas por profissionais das unidades de saúde da área, 3ªCRE, Proinape, CREAS, NASF , 24ªDelegacia e SMS.Este Fórum foi um espaço de educação permanente em manejo e condução de casos de violência contra a mulher na AP 3.2.

    Para ver mais fotos do evento clique aqui.

    sexta-feira, 22 de março de 2013

    Ações de Promoção de Saúde - EM Lins de Vasconcelos

    Ações de Promoção de Saúde - EM Lins de Vasconcelos

    Esta semana a Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2, realizou diversas atividades de Promoção de Saúde e Prevenção à Dengue na E.M Lins de Vasconcelos. Foram realizadas Palestras, Oficinas de Formação de Tutores Mirins em Dengue e Oficina de Contação de Histórias sobre Dengue. Participaram destas atividades, cerca de 400 crianças do Ensino Fundamental da escola, que estão aptos a multiplicar as informações recebidas com seus familiares e em suas comunidades.

    Mês da Mulher na Escola Pop de Saúde Yemanjá

    Mês da Mulher na Escola Pop de Saúde Yemanjá

    Aconteceu mais uma atividade durante o evento do Mês da Mulher na Escola Popular de Saúde Yemanjá. Desta vês, foi uma reunião de articulação de parceria, juntamente com uma palestra realizada pelo SESC Engenho de Dentro, apresentando a Instituição para as Mulheres da comunidade, e fazendo o cadastramento das mesmas e de seus dependentes, para receberem a carteirinha do SESC e poderem realizar todas as atividades oferecidas por todas as Unidades do SESC no Rio de janeiro, inteiramente grátis! Este é o Programa de Comprometimento e Gratuidade do SESC voltado para comunidades carentes, que foi levado a esta comunidade de Água Santa, graças à parceria da Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2 com o SESC Engenho de Dentro, que já vêm ha alguns anos, realizando trabalhos de promoção de Saúde em conjunto.

    quarta-feira, 20 de março de 2013

    Oficina de 'Tutores Mirins em Dengue"

    Oficina de 'Tutores Mirins em Dengue"

    Foi realizada na E.M. Isabel Mendes no Méier, mais uma Oficina de Formação de Tutores Mirins em Dengue. A mesma foi realizada pela Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2, e tem o objetivo de formar alunos que serão multiplicadores sobre a prevenção da Dengue dentro da escola e que também possam repassar estas valiosas informações nas comunidades onde vivem. Este projeto vem sendo realizado pelos Educadores em Saúde da CAP 3.2 desde 2010, e tem contado sempre com um grande apoio e participação dos alunos, professores e funcionários das Escolas Municipais da 3ªCRE.

    Reunião equipe de nutricionistas AP 3.2

    Reunião equipe de nutricionistas AP 3.2

    Estavam presentes Dra Jeanne Aveiro, diretora DAPS e as nutricionistas, Erica Rodrigues, NASF 1, Valesca Scofano, NASF 6, Camila Costa, NASF5, Deborah Machado, NASF 4, Schirley Teixeira, HMSF, Elisabete Sadock, HMP, Sheila assunção, Pol RR e Fernanda Afonso, DAPS/CAP 3.2.
    Esta reunião teve como objetivo dar continuidade ao trabalho de Mapeamento dos profissionais nutricionistas como também definir e organizar o fluxo das ações na área de alimentação e nutrição na AP 3.2.



    sexta-feira, 15 de março de 2013

    Oficina de Contação de Histórias sobre Dengue

    Oficina de Contação de Histórias sobre Dengue

    Foi realizado na EM Maria Braz no Lins de Vasconcelos, oficinas de Contação de Histórias sobre Dengue voltada para os alunos da Educação Infantil. Esta é mais uma atividade desenvolvida pela Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2, voltada para o público infantil, que tem se mostrado excelente multiplicador das informações sobre prevenção à Dengue.

    Treinamento de Brigada Antidengue - Empresa SCHOTT

    Treinamento de Brigada Antidengue - Empresa SCHOTT

    A Equipe de Educação em saúde da CAP 3.2 realizou mais um treinamento de formação de brigada Antidengue na empresa de vidros farmacêuticos SCHOTT, no bairro de Pilares. Participaram da atividade funcionários da empresa de diversos setores, que se tornarão multiplicadores e parceiros na prevenção da Dengue.


    Hoje aconteceu a reunião do TEIAS (Território Integrado de Atenção à Saúde - redes de serviços de saúde na AP 3.2)

    O objetivo desta  reunião é reunir todos os diretores e gerentes de Unidades da área afim de discutir e aperfeiçoar os fluxos entre as Unidades. Como temas foram abordados o Acolhimento, a Regulação, a Carteira Básica de Serviços, entre outros assuntos.

    Semana Saúde na Escola

    Semana Saúde na Escola

    Finalizando as ações da Semana de Saúde Escolar na AP 3.2 tivemos como exemplo o trabalho de integração desenvolvido pela Escola Municipal Prof. Augusto Paulino Filho e o CMS Cesar Pernetta. A diretora da escola, prof. Alexandra mostrou os trabalhos educativos e de arte cilinaria que são feitos rotiniramente na escola. A equipe do CMS, representado pela gerente Thalita Martins mostrou as ações desenvolvidas para controle da obesidade e diagnóstico acuidade visual. Estavam presentes também a nutricionista Camila Costa e o educador físico Agusto, ambos do NASF; Aline Bressan da Coordenação Sáude Escolar e Fernanda Afonso, DAPS/CAP3.2.

    A mostra das atividadas foi registrada pela equipe de Jornalismo do Programa Fantástico da Rede Globo que será apresentado no proximo domingo (17/03/13).



    Para ver mais fotos clique aqui.

    quarta-feira, 13 de março de 2013

    Mês da Mulher na Escola Popular de Saúde Iemanjá

    Mês da Mulher na Escola Popular de Saúde Iemanjá

    A Escola Popular de Saúde Iemanjá é um espaço de promoção de saúde para as mulheres das comunidades do bairro Água Santa, coordenado pela liderança comunitária Tania de Iemanjá que organiza em parceria com a CAP 3.2 e LAMSA o Mês da mulher no período de 11 à 30 de março.

    Neste período várias ações serão desenvolvida: mutirão de coleta de preventivo, rodas de conversa com as mulheres sobre a prevenção do câncer de colo uterino e de mama, prevenção de DSTs, falando de violência , oficinas , aulas de yoga e muito mais.








    segunda-feira, 11 de março de 2013

    Trabalho de Continuidade do Projeto Saúde Trabalhador CAP3.2

    Trabalho de Continuidade do Projeto Saúde Trabalhador CAP3.2

    Nos dias 06 e 07 os profissionais CAP 3.2 foram divididos em 4 grupos e receberam o apoio da equipe de Nutricionistas do NASF.

    Primeiramente foi passado o video da Dra. Claudia Nastari dando as boas vindas aos profissionais, depois os nutricionistas falaram sobre alimentação e os 10 passos para uma alimentação saudável.

     




    Visualizar mais fotos.

    Para baixar o relatório completo do projeto clique aqui.

    sexta-feira, 8 de março de 2013

    Caravana da Saúde

    Caravana da Saúde


    Aconteceu hoje no auditório da CAP 3.2 a reunião de planejamento da "Caravana da saúde"- parceria entre o Rotary Clube e a CAP - que acontecerá durante 3 dias do mês de abril na comunidade Morro São João, no Rocha.

    A Caravana da Saúde é um projeto que existe há 15 anos na Bahia coordenado pela Dra Ana Kolbe e o Sr. Roberto Becerra, que firmou uma parceria com o Rotary Club Rj Rio Comprido representado por sua presidente Dra. Cristiane Tavares, visando viabilizar ações cívico sociais a serem realizadas pelos voluntários da Caravana da Saúde - RJ em comunidades carentes no estado do Rio de Janeiro, oferecendo vários serviços de saúde e assistenciais, consultoria jurídica, atendimento médico em várias especialidade como: cardiologia com ECG, ginecologia com preventivo, oftalmologia , clínica geral, pediatria, urologia, dentre outras, oferecendo laboratório de análises clínicas, farmácia que doa todos os remédios prescritos durante a caravana, teste rápido de HIV/Sífilis/Hepatite, aferição de pressão arterial e atendimento odontológico. Além de palestras educativas, conta ainda com atividades de recreação e distribuição de sopão, cestas básicas, vestuários e brinquedos, oferecendo também diversos outros serviços, com o objetivo de "fazer o bem sem saber a quem".
     A ação dura três dias e irá trazer grande benefícios as comunidades carentes do Rio de Janeiro.



    Infográfico

    25 UNIDADES DE SAÚDE
    Na Aréa da 3.2
    3 CAPS / 1 CAPSi
    Centro de Atenção Psicossocial.
    444.961 Usuários
    Beneficiados pela Aréa Programática 3.2

    Conheça a cap 3.2

    Protocolo
    R H
    Recursos Humanos
    Dil
    Divisão de Infraestrutura e Logística
    Dica
    Divisão de Informação Controle e Avaliação
    Daps
    Divisão de Programas em Saúde
    Ouvidoria
    Dvs
    Divisão Vigilância em Saúde
    C E
    Centro de Estudos

    Contato

    Fale Conosco

    Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

    Endereço

    R. Aquidabã, 1037 - Meier Rio de Janeiro - RJ 20720-295

    Funcionamento

    De Segunda a Sexta das 08h às 17h

    Telefones

    (21) 2088-1009

    Tecnologia do Blogger.