CAP 3.2

Rua Aquidabã 1037 Rio de Janeiro - RJ Lins de vasconcelos | CEP: 20720-295| Telefone: (21) 2088-1009
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

  • Coordenadora - Jeanne Carvalho Aveiro
  • COMO CHEGAR FALE CONOSCO

    Serviços e Metas

    Acolhimento

    Orientações sobre o nosso atendimento.

    Saiba Mais

    Quem Somos

    Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

    Saiba Mais

    Multimídia

    Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

    Saiba Mais

    Nossa Equipe

    Nossos profissionais e território de atuação

    Saiba Mais

    Postagens Recentes

    terça-feira, 30 de abril de 2013

    Palestra sobre Dengue para Pais e responsáveis - CEAC

    Palestra sobre Dengue para Pais e responsáveis - CEAC

    Aconteceu no CEAC - Centro de Apoio à Criança, no Lins de Vasconcelos, mais uma palestra sobre Prevenção à Dengue voltada para os pais e responsáveis das crianças que frequentam a Instituição, realizada pela equipe de Educação em saúde da CAP 3.2.

    Contação de Histórias sobre Dengue- EM Ademar bebiano

    Contação de Histórias sobre Dengue- EM Ademar bebiano

    Mais Oficinas de Contação de Histórias sobre Dengue foram realizadas, agora foi a vez da EM Ademar Bebiano em Inhaúma. Esta é mais uma estratégia de Educação em Saúde direcionada aos alunos da Educação infantil, realizada pela Equipe de Educadores da CAP 3.2

    Foramção de Tutores Mirins em Dengue - CIEP Cel Sarmento

    Foramção de Tutores Mirins em Dengue - CIEP Cel Sarmento

    Mais uma ação educativa no CIEP Cel. Sarmento em Inhaúma. Agora foram formados 18 Tutores Mirins em Dengue que irão multiplicar as informações sobre prevenção à Dengue dentro da escola e nas comunidades onde eles vivem. Esta Oficina é mais uma estratégia de Educação em Saúde da Equipe de Educadores da CAP 3.2.

    Oficina de Contação de Histórias sobre Dengue - CIEP Cel. Sarmento

    Oficina de Contação de Histórias sobre Dengue - CIEP Cel. Sarmento

    Mais oficinas de Contação de Histórias sobre Dengue com fantoche, foram realizadas. Agora foi a vez do CIEP Cel Sarmento em Inhaúma. As crianças da Educação Infantil adoraram a ideia do fantoche, e fizeram várias perguntas sobre a Dengue.

    Oficina de Contação de Histórias sobre Dengue - Colégio Maria Imaculada

    Oficina de Contação de Histórias sobre Dengue - Colégio Maria Imaculada

    Mais oficinas de Contação de Histórias sobre Dengue com fantoches foram realizadas pela Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2. Agora foi a vez do Colégio Maria Imaculada, no bairro de São Francisco Xavier. Um secesso entre as crianças da Educação Infantil e Ensino fundamental, esta oficina traz bastante informações sobre a prevenção da Dengue de forma lúdica e divertida.

    Palestras sobre Dengue no CIEP Leonel Brizola

    Palestras sobre Dengue no CIEP Leonel Brizola

    Foram realizadas várias palestras sobre Dengue pela Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2,para os alunos do Ensino Médio do CIEP Leonel Brizola, dentro da Vila Olímpica da Mangueira em São Francisco Xavier. Os alunos participaram ativamente, fazendo diversas perguntas sobre o assunto.

    Roda de Conversa sobre Dengue com idosos CMS Tia Alice

    Roda de Conversa sobre Dengue com idosos CMS Tia Alice

    Aconteceu mais uma roda de conversa sobre Dengue com os idosos agora no CMS Tia Alice, realizada pelo Educadores em saúde da CAP 3.2. Mais um sucesso de público, os idosos comparecem em grande número e participaram ativamente fazendo diversas perguntas sobre a Dengue.

    sexta-feira, 26 de abril de 2013

    Campanha da Vacinação contra gripe prorrogada até dia 10/05/2013

    Campanha da Vacinação contra gripe prorrogada até dia 10/05/2013



     Dia de Vacinação Contra Gripe! 
    Dia 27/04/2013 - Sábado
    Das 8 às 17 horas

    Proteja-se Contra Gripe!!!
    Para garantir que todos sejam vacinados, o prazo da campanha foi prorrogado até dia 10/05/2013






    quarta-feira, 17 de abril de 2013

    Caravana da Saúde - CIEP Frei Agostinho

    Caravana da Saúde - CIEP Frei Agostinho

    A Equipe de Educação em saúde da Cap 3.2 esteve presente na CARAVANA DA SAÚDE, organizada pelo Rotary Club em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e demais Instituições, realizando trabalhos de prevenção à Dengue voltados para a população local que estava recebendo atendimento médico. Foram realizadas palestras de prevenção à Dengue e um estande informativo sobre o agravo, na entrada do evento para que as pessoas, já no momento do acolhimento, já recebessem as informações mais relevantes relacionadas à prevenção à Dengue. Durante os quatro dias da Caravana, os Educadores que lá estiveram conseguiram abordar cerca de 800 pessoas que receberam informações e panfletos informativos sobre a Dengue. href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvLmUknT3g3hf5wn03-7zTS3PYeM6xrk2lK9ToHQjLJ3DsvdIe28xpAIZ8AVHY3keiyldBzyo9GwAqY1BDpAKrXcNjE_bufhL5JJ9e0g9aVzmpWGI8r31PDuJnk6QrfgOFkyVexdf6Sy0/s1600/P4110325.JPG" imageanchor="1" > href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgswNuOP4j64VQbQo9vrCec9gi6Kiv8gNjSFU9EGWyY4vWWdVvdQl-9nNCILmiA0VKLSTzmxCIP1wCY6FD5cz4mpSW3bMgKneRAVQtJSyCRupfk3M5gCuBjor1woEWIA_KOBnuZKS9qOIA/s1600/P4140352.JPG" imageanchor="1" >

    terça-feira, 16 de abril de 2013

    Reunião mensal de Linhas de Cuidado

    Reunião mensal de Linhas de Cuidado

    Ontem (15/04/2013) tivemos nossa reunião mensal de linhas de cuidado com participação das unidades de atenção primária da área. A pauta foi indicadores , as unidades trouxeram uma pequena apresentação sobre seus indicadores mais vulneráveis e propostas de intervenção.




    sexta-feira, 12 de abril de 2013

    Curso de Sindicância SMS

    Curso de Sindicância SMS

    A Secretaria Municipal de Saúde está lançando o Curso de Sindicância Administrativa on-line.
    Este curso é pré-requisito para todo o servidor municipal interessado em conduzir e participar de processos apuratórios nessa Secretaria.

    Acesse o Curso de Sindicância no Portal do Conhecimento da SMS: www.cursos.rio.rj.gov.br utilizando o login e a senha do e-mail institucional da SMS. Caso ainda não o possua, solicite o seu enviando um e-mail para smsdc_gestordeemail@smsdc.rio.rj.gov.br e informando:
    • seu nome completo
    • sua lotação e matrícula
    • um celular para contato 
    • endereço de e-mail alternativo
     O curso estará disponível a partir do dia 15/04/2013, para a primeira turma, com vinte vagas.
    Duração de 40 horas e você terá até o dia 25/05/2013 para finalizá-lo. A inscrição ocorre no ambiente virtual de aprendizagem.

    Rede Unida participa do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde com debate sobre Políticas Públicas, Educação e Saúde

    Rede Unida participa do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde com debate sobre Políticas Públicas, Educação e Saúde


    A Rede Unida participará da sexta edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com o grupo temático “Políticas Públicas de Educação e de Saúde: Diversas Práticas diferentes Sujeitos – O SUS em Perspectiva”. O evento será entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na capital carioca. Os interessados devem ficar atentos ao prazo final de envio de trabalho que termina dia 16 de abril.

    Saiba mais sobre o evento em: http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br/gt/ementa_gt.php
     
    Leia a ementa do grupo temático.

    35. Políticas Públicas de Educação e de Saúde: Diversas Práticas diferentes Sujeitos – O SUS em Perspectiva
    O tema contempla o debate contemporâneo sobre a educação/ensino de profissionais da saúde no Brasil, no qual a construção de novas práticas acadêmicas e a internalização de novas posturas profissionais é objeto das políticas de educação e saúde, com êxito apenas parcial. Pretende-se problematizar diversas práticas (estratégias/dispositivos) de ensino e de educação no campo da saúde, produzindo um debate que permita compreender/dimensionar avanços em direção à desconstrução da fragmentação do conhecimento e do trabalho em saúde, do individualismo social e da naturalização da saúde ainda presentes na contemporaneidade. Ao mesmo tempo, discutir a contribuição destas práticas e políticas para o protagonismo estudantil, do trabalho em equipe e da multiprofissionalidade, tendo em vista a construção de outro habitus profissional, fundamentado no conceito ampliado de saúde, na produção de integralidade e na responsabilidade pública/educação cívica de profissionais da saúde.

    Coordenadores:
    Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla - UFRGS
    Profª Dra. Izabella Barison Matos - UFRGS
    Profª Drª Luiza Helena Dalpiaz - Centro Universitário Metodista/IPA Porto Alegre RS

    quarta-feira, 10 de abril de 2013

    Programa de Tabagismo para farmacêuticos da AP3.2

    Programa de Tabagismo para farmacêuticos da AP3.2

    A coordenadora da Gerência do Tabagismo, Ana Helena Rassin apresentou um panorama do programa do tabagismo no município para os farmacêuticos das unidades da AP 3.2. A gerente abordou o esquema terapêutico utilizado pelo Programa do tabagismo, como também sobre o o método de cálculo de medicamentos e fluxo de solicitação desses medicamentos, pois a apartir de agora eles serão descentralizados junto às CAPs. A reunião contou com a presença das farmaceuticas Natalia Regina e Roseanne Marques, NAF CAP 3.2 e Marcello de Oliveira e Fernanda Afonso, DAPS CAP 3.2. 





    terça-feira, 9 de abril de 2013

    Ministério amplia acesso a tratamentos para deixar de fumar

    Ministério amplia acesso a tratamentos para deixar de fumar

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou neste domingo (7) portaria que amplia o acesso de pessoas tabagistas ao tratamento contra o fumo. A medida permite ampliar em até 10 vezes o número de unidades e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem tratamento aos fumantes. A inscrição dessas unidades para o serviço já começa este mês.

    Atualmente, 3 mil unidades e serviços do SUS oferecem o tratamento, que inclui apoio psicológico e medicamentos, atendimentos educativos e terapêuticos, além de prevenção. Pelas novas regras, a habilitação de serviços ocorrerá por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), do Ministério da Saúde, que já atinge 30 mil unidades em 5,1 mil municípios do país. Todas elas poderão optar por oferecer o serviço.

    O objetivo é incentivar o abandono do tabaco. Em 2012, o ministério gastou R$ 12 milhões no tratamento a fumantes. Este ano, serão R$ 12 milhões só na primeira parte do programa, referente aos medicamentos. Mas a projeção do ministro é de que o valor possa chegar a R$ 60 milhões, conforme for transcorrendo a adesão das unidades de saúde.


    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/10178/162/ministerio-amplia-acesso-a-tratamentos-para-deixar-de-fumar.html

    segunda-feira, 8 de abril de 2013

    Dia Mundial da Saúde no Parque de Madureira

    Dia Mundial da Saúde no Parque de Madureira

    A Cap 3.2 esteve presente no evento do Dia Mundial da Saúde realizado pela SMS, no domingo dia 07 de abril no Parque de Madureira, apresentando todos os trabalhos realizados sobre Promoção da Saúde e prevenção à Dengue. Houve uma tenda da Promoção da Saúde e outra só para abordar a prevenção à Dengue, e os Educadores em Saúde passaram as informações para cerca de 500 pessoas que visitaram as tendas. No evento aconteceram diversas atividades voltadas para a população local tais como: ações de incentivo à alimentação saudável, atividades físicas, massoterapia, oficinas de reciclagem, oficina da memória para a 3 idade, apresentações culturais, aferição de pressão arterial, orientações sobre diabetes, DST's/ AIDS, diabetes, tabagismo, entre outras.Alguns Educadores Físicos do NASF da A.P 3.2 também estiveram no evento realizando atividades físicas com seus respectivos alunos.O subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Dr. Daniel Soranz esteve presente no evento, e visitou a tenda de Promoção da Saúde da CAP 3.2.

    Infográfico

    25 UNIDADES DE SAÚDE
    Na Aréa da 3.2
    3 CAPS / 1 CAPSi
    Centro de Atenção Psicossocial.
    444.961 Usuários
    Beneficiados pela Aréa Programática 3.2

    Conheça a cap 3.2

    Protocolo
    R H
    Recursos Humanos
    Dil
    Divisão de Infraestrutura e Logística
    Dica
    Divisão de Informação Controle e Avaliação
    Daps
    Divisão de Programas em Saúde
    Ouvidoria
    Dvs
    Divisão Vigilância em Saúde
    C E
    Centro de Estudos

    Contato

    Fale Conosco

    Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

    Endereço

    R. Aquidabã, 1037 - Meier Rio de Janeiro - RJ 20720-295

    Funcionamento

    De Segunda a Sexta das 08h às 17h

    Telefones

    (21) 2088-1009

    Tecnologia do Blogger.