Educação em Saúde - CAP 3.2

A Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2 realizou no dia 30/03, mais uma oficina de Alimentação Saudável "VOCÊ SABE QUEM EU SOU?"em comemoração ao Dia da Saúde e da Nutrição na Legião da Boa Vontade, em Del Castilho. A atividade aconteceu em dois momentos com cerca de 100 crianças atendidas pela instituição. Após a oficina, as crianças puderam degustar os legumes e verduras utilizados, em uma suculenta sopa, e as frutas, em uma deliciosa salada de frutas.




















A Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2 iniciou mais uma jornada de treinamentos de formação de Brigadas Antidengue, agora com empresas de ônibus da dentro da A.P 3.2.
A primeira delas foi a Empresa Braso Lisboa localizada no bairro do Engenho da Rainha, onde os funcionários foram treinados para identificar, eliminar e evitar os possíveis focos de mosquito dentro da empresa. Este mesmo treinamento ocorrerá em mais quatro empresas de transporte coletivo da área, no intuito de formarmos um bom número de multiplicadores comprometidos com a prevenção à Dengue.
Campanha CAP 3.2 e Empresas Ônibus:
"ESTA EMPRESA É PARCEIRA CONTRA À DENGUE E NÃO DÁ CARONA PRO MOSQUITO!"















Dia 02/12/11 a SMSDC /CAP 3.2 realizou a 7ª Caminhada contra a Dengue. Além da tradicional Caminhada, aconteceram também várias ações em  Unidades Escolares, feitas pelos Agentes de Vigilância em Saúde e pelos Educadores em Saúde da CAP 3.2, como palestras educativas sobre Prevenção à Dengue, oficnas e visitas técnicas com o intuito de detectar e eliminar possíveis focos de mosquito. Um exemplo foi a ação no CIEP Procópio Ferrreira, em Del Castilho, onde as Educadoras em Saúde Ana Claudia, Doriléia e Rosilda realizaram oficinas de contação de histórias sobre Dengue e de desenhos para os alunos.








XIII SEMINÁRIO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM FORMA DE PÔSTER

OFICINA: "VOCÊ SABE QUEM EU SOU?"


Aconteceu ontem dia 28/11/11, na UERJ o XIII Seminário de Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e Desafios, realizado pela SMSDC/INAD e contou com a apresentação de vários trabalhos em formato de pôster. Um deles foi a atividade realizada pela Equipe de Educação em saúde da CAP 3.2, que é a Oficina "Você sabe quem eu sou?", que foi desenvolvida pelas Educadoras Ana Claudia e Doriléia e é voltada para o público infantil e adolescente, com o intuito de incentivar o hábito de se ter uma alimentação mais saudável. A apresentação do trabalho foi um sucesso!




Treinamentos de formações de brigadas antidengue estão sendo realizados na Faculdade CCAA, com o intuito de capacitar funcionários a evitarem e eliminarem possíveis focos de mosquitos Aedes aegypti dentro da faculdade. Este trabalho está sendo realizadi pelas Educadoras em saúde Ana Claudia Serpa e Rosilda Amaral. Serão dois dias de treinamento - 07/11 e 10/11.



Dia 04/11/11
6ª Caminhada contra a Dengue - CIEP Patrice Lumumba - Del Castilho





Participaram as Educadoras Ana Claudia, Doriléia, Rosilda e Vanderléia.








OFICINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA CORBI- INHAÚMA

Mais uma abordagem da Equipe de Educação em saúde da Cap 3.2, agora na temática da alimentação saudável. Foi realizada no dia 03/11/11 mais uma Oficina "Voce me conhece?", que é uma gincana envolvendo legumes, verduras e frutas e onde as crianças tem que adivinhar o nome correto os ítens, fazendo assim com que elas conheçam diversos tipos de legumes, frutas e verduras. Ao final, a Instituição serviu uma deliciosa sopa de legumes para as criançss para que elas pudessem experimentar e saborear os legumes e verduras que foram apresentados durante a oficina. Desta atividade participaram as Educadoras em Saúde Doriléia Pereira e Rosilda.






DIA 22/10/11 SÁBADO- "AÇÃO NOS BAIRROS" NO SHOPPING NOVA AMÉRICA- DEL CASTILHO

No sábado, dia 22/10/11, aconteceu mais uma "Ação nos Bairros", agora dentro do Shopping Nova América em Del Castilho. Participaram desta atividade, os Educadores em Saúde da CAP 3.2, Ana Claudia Serpa, Doriléia Pereira e Leandro Reis. No local também estiveram presentes 10 Agentes de Vigilância em Saúde, que realizaram o trbalho operacional nos arredores do shopping.












No dia 20/10/11 houve um treinamento de formação de Brigada Antidengue na Empresa do Açúcar UNIÃO, na Piedade. Desta atividade, participaram 58 funcionários que agora já estão aptos a verificarem as possíveis áreas problemáticas para a proliferação do mosquito dentro da empresa. Agradecemos à empresa COSAN do Açúcar UNIÃO por esta parceria na luta contra à Dengue!!




No dia 19/10 houve um treinamento com novos Agentes de Vigilância em Saúde da CAP 3.2, que estão entrando para ajudar na luta contra à Dengue, neste dia o tema foi Educação em Saúde,
e a atividade foi conduzida pela Educadora em Saúde Ana Claudia Serpa. Participaram também a Educadora Doriléia Pereira e o Educador Leandro Reis, ambos da Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2.











No dia 07/10/11 aconteceu a 5ª Caminhada contra à Dengue. Junto com a caminhada, aconteceram diversas atividades educativas em várias Escolas Municipais situadas dentro da A.P 3.2, com a presença de Agentes de Vigilância em Saúde e Educadores em Saúde. Um exemplo, foi no CIEP Coronel Sarmento em Inhaúma. Lá, além de acontecer uma Caminhada com alguns alunos no quarteirão da escola, houve também, trabalho educativo dentro da escola com a exposição das fases de vida do Aedes aegypti e distribuição de material informativo sobre Dengue. Participaram desta atividade as Educadoras em Saúde Ana Claudia e Doriléia.











Oficinas de Integração AVS's com ACS's nas Clínicas da Família da A.P 3.2











EStas Oficinas estão sendo realizadas pelas Educadoras Ana Claudia Serpa, Doriléia Pereira e Rosilda da Equipe de Educação em Saúde da CAP 3.2, que contam também com a colaboração de Roberto e Alex Araújo da DVS/CAP 3.2.

"Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer"

                                                          (Chico Buarque de Holanda)




























II Oficina de Alimentação Saudável na Escola Popular de Saúde Yemanjá - dia 12/09/11 -  Temática: FRUTAS -( Realizada pelas Educadoras em Saúde da CAP 3.2- Ana Claudia e Doriléia)

Participantes: 13 crianças





Hora de degustar!! Salada de frutas!!



Wanderson, Doriléia, Mãe Tania e Ana Claudia.





Próximas Oficinas de Integração AVS's com ACS's agendadas:


  • 19/9 - CF Cabo Edney - Av. Mal Rondon - Sampaio
  • 20/9 - CF Volta Grande - Del Castilho
  • 21/9  - CF Isabel dos Santos - E. Novo
  • 22/9 - CF Ana Nery - Rocha
  • 23/9 - CF Tia Alice - S. F. Xavier  - (aguardando confirmação)
  • 26/09 - CF Emídio Alves da Costa Filho- Pilares
  • 28/9- PSF Antenor Nascente- Lins
  • 29/9 - CF Hebert de Souza



Oficina de Integração de AVS's com ACS's ( 05/09/11)

  No dia 05/09/2011  aconteceu na Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira, no Jacarezinho, uma oficina de integração com Agentes de Vigilância em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde, em prol da prevenção à Dengue. Participaram desta atividade um total de 36 pessoas. Nesta oficina os participantes puderam trocar experiências sobre suas atuações no trabalho diário visando a importante participação de todos na prevenção ao agravo.



Foi realizada no dia 24/08/11, na Escola Popular de Saúde Yemanjá a oficina “Você sabe quem eu sou?”, realizada pelas Educadoras em saúde da CAP 3.2, Ana Claudia Serpa e Doriléia Pereira. Participaram onze de seus alunos. As crianças foram divididas em 2 equipes, as quais teriam que manusear os vários tipos de legumes e verduras e acertar seus nomes para receberem pontuação. Com esses alimentos preparou-se uma sopa que foi servida aos alunos.
Após o almoço, os alunos participaram da atividade de escovação dentária, recebendo kit de escovação e orientação de como escovar corretamente os dentes da técnica de saúde bucal da SMSDC/Cap 3.2, Elaine de Jesus. 















Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

R. Aquidabã, 1037 - Meier Rio de Janeiro - RJ 20720-295

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefones

(21) 2088-1009

Tecnologia do Blogger.